Auditoria como Ferramenta de Gestão

A utilização de profissionais de auditoria (tanto a externa quanto a interna) pode colaborar sobremaneira na gestão das companhias e é cada vez mais corriqueiro que as empresas de auditoria tornem-se ferramentas integradas à atividade corporativa das entidades que as contratam. A complexidade contábil, tributária e operacional, além das demandas por controles patrimoniais, exige acompanhamento pleno e efetivo por parte dos gestores, sócios, acionistas, controladores, agências reguladoras ou instituições financeiras que disponibilizam capital.

Muitas vezes considerada de forma equivocada como um instrumento de policiamento e monitoramento que as empresas utilizam como forma de evitar serem lesadas financeira e operacionalmente, as auditorias externas tem se mostrado um eficaz instrumento de gestão que fortalece as estruturas corporativas das organizações e colaboram com o seu crescimento de forma ordenada, sustentável, inteligente e acima de tudo, cientes de sua realidade em termos de porte, da sua capacidade de atingir objetivos e superar obstáculos conjunturais, dos riscos inerentes à sua atividade e principalmente, quanto ao seu posicionamento no mercado que atua.

A auditoria externa, na sua essência, tem como objetivo principal examinar as demonstrações contábeis das empresas e de forma independente opinar sobre a sua adequação em relação às práticas e legislação contábil a que se submetem. Não obstante, para que se atinja o nível de segurança e confiança suficiente para a emissão de uma opinião, é exigida do auditor a aplicação de uma série de procedimentos técnicos de auditoria que possibilitará a ele conhecer profunda e detalhadamente todos os aspectos relevantes e importantes da organização, as formas de tributação, a exposição a riscos operacionais e mercadológicos e, obviamente, do negócio do seu cliente na integridade.

Obrigatória em casos específicos, como por exemplo, para as empresas de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores, sociedades de grande porte e instituições financeiras, se tornam cada vez mais comum à contratação de firmas de auditoria por empresas de pequeno e médio porte com o objetivo de buscarem uma solução que muitas vezes não é encontrada internamente, seja em decorrência do dia a dia dos seus colaboradores que impede o investimento em estudo e análises mais complexas ou, na maioria das vezes, por falta de domínio de determinados assuntos que podem interferir na condução dos negócios empresariais. É nesse momento que o empresário procura fora do seu ambiente corporativo um profissional que detenha as ferramentas técnicas e intelectuais que irá auxiliá-lo na solução dos seus problemas e na sua tomada de decisões.

E é nesse contexto que as empresas de auditoria oferecem aos seus clientes, principalmente do middle market, um pacote repleto de possibilidades, tendo em vista que seu corpo técnico é composto por profissionais altamente especializados que se destacam pela experiência e conhecimento dos ambientes corporativos e empresariais como um todo. Nesse sentido, o que é natural para as grandes corporações, pode ser um diferencial competitivo para as pequenas e médias empresas, pois quando corretamente contratado o resultado dos trabalhos de auditoria não se restringe à simples emissão de um parecer que irá expressar a sua opinião sobre as demonstrações contábeis.  Como mencionado anteriormente, para se obter segurança razoável para que o auditor emita sua opinião de forma correta, ele deverá conhecer profundamente seu cliente, desde o funcionamento dos seus sistemas e softwares, suas estratégias de mercado, os riscos inerentes à sua atividade, a existência de procedimentos de controles internos, suas ferramentas de gestão e condução dos negócios, políticas de recursos humanos e seus aspectos tributários, entre inúmeras outras questões relacionadas e que naturalmente são refletidas nas suas demonstrações contábeis.

Com isso o auditor deverá demonstrar e disponibilizar aos seus clientes em formato de relatórios específicos, todas as inconsistências detectadas no decorrer da sua auditoria e além dos ajustes necessários às suas demonstrações contábeis, deverá apontar melhorias e oportunidades de melhorias nas suas áreas operacionais e adequações em seus controles internos, detectar falhas que interfiram no processo de elaboração das demonstrações contábeis e que podem levar à ocorrência de erros ou incorreções, avaliar a exposição ao fisco em decorrência de irregularidades tributárias e, inclusive, detectar ou prevenir a ocorrência ou a possibilidade de ocorrência de fraudes. Além da credibilidade e garantia de que suas demonstrações contábeis estarão corretamente apresentadas, uma auditoria irá oferecer aos seus clientes uma consultoria completa de toda a estrutura operacional, financeira e administrativa da organização auditada.

Por outro lado, é de grande importância ao se contratar uma empresa de auditoria externa ou ao se determinar pela implantação de uma auditoria interna, que o empresário esteja ciente do resultado que esse trabalho trará para sua companhia e qual será foco desse trabalho. Isso se deve ao fato de existirem diversos formatos de serviços de auditoria que se assemelham, mas que cada um possui a sua especificidade que deverá estar alinhada com a expectativa da organização. O entendimento daquilo que é a expectativa dos gestores da companhia a ser auditada e a sinergia dos seus colabores com a equipe de auditoria, sem deixar de lado a necessária independência, é fator determinante para que os trabalhos executados tragam os benefícios esperados pela entidade.

Executada corretamente, uma auditoria pode revelar em seus relatórios a existência de falhas de controles que deverão ser corrigidas, permitindo aos gestores ações que objetivem a defesa do patrimônio e criem condições para que a contabilidade produza demonstrações contábeis revestidas de credibilidade e que representem a posição patrimonial e financeira da companhia, bem como o resultado de suas operações do exercício examinado.

Então, considerando os benefícios que uma auditoria pode proporcionar à sua organização, por que não se utilizar dessa ferramenta que comprovadamente garante a credibilidade dos controles e a confiabilidade das informações contábeis de qualquer entidade?

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