Auditoria

O ambiente de negócios está em constante evolução, sendo de relevante importância que as organizações tenham acesso às orientações necessárias para manterem-se ativas e em destaque no mercado em que atuam, que cada vez é mais exigente em relação à confiabilidade das suas informações coorporativas, financeiras e não financeiras.
Nesse contexto, oferecemos serviços amplos e voltados para gerar valor real para as organizações, destinados à fortalecer a confiança das informações contábeis e financeiras geradas pelos nossos clientes, sejam elas para uso interno ou de terceiros, como credores, investidores, órgãos reguladores e outros stakeholders.
A Auditoria Independente das demonstrações financeiras é a nossa atividade preponderante, que constitui o conjunto de procedimentos técnicos, com o objetivo de permitir a emissão de relatório do auditor sobre a adequação da posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio liquido da empresa auditada, consoantes às Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade e às demais legislação específica.
À seguir descrevemos algumas das formas como podemos auxiliá-lo:

Nossa metodologia de auditoria está baseada na compreensão consistente dos negócios das Empresas, considerando a influência do ambiente de atuação, os processos e as tecnologias que os apóiam como base para a identificação de riscos específicos e o desenvolvimento de planos de auditoria que responda a esses riscos e às circunstâncias da Empresa auditada, e sejam aderentes às mais recentes normas regulatórias.
Além disso, o processo de auditoria na BAZZANEZE é apoiado por ferramentas tecnológicas confiáveis e fáceis de usar, as quais embasam a implementação consistente do processo de auditoria e auxiliam na busca de uma qualidade de auditoria aprimorada.
Podemos ainda auxiliá-los em relação a:

  • Atender de forma consistentes às suas exigências regulatórias;
  • Identificar as áreas em que os controles internos existentes possam ser aperfeiçoados;
  • Interpretar as diversas temáticas contábeis em relação às suas transações específicas;
  • Elaborar e adaptar relatórios e informações às normas internacionais de contabilidade.

Não é mais novidade nos dias atuais que cada vez se torna mais evidente que os controles internos e os processos de gestão organizacional necessitam atuar fortemente com uma finalidade preventiva. Antecipar as situações que colocam em risco os diversos ambientes de negócios pode ser determinante para o crescimento contínuo e sustentável das empresas.
Nesse sentido, os controles internos devem proporcionar segurança quanto à inexistência de desvios nos processos ou, pelo menos, detectar a possibilidade de que ocorram desvios antes mesmo que eles aconteçam e venham a comprometer a segurança das suas informações. A avaliação dos controles adotados em relação ao objetivo do processo e aos riscos envolvidos, proporciona a constatação de possíveis perdas financeiras e prejuízos à imagem da organização, assim como possibilita a melhora na qualidade dos processos e a identificação das mudanças ou adaptações necessárias aos procedimentos e rotinas desenvolvidos, visando a sua padronização, agilidade, melhor controle e eficácia.
Neste serviço, os exames e avaliações transpõe os registros contábeis e financeiros da empresa, representando uma ampla atuação sobre os controles internos e rotinas operacionais, visando examinar, dentro de um ângulo crítico, o seu funcionamento, o propósito e a eficácia de cada procedimento.
A Bazzaneze pode atuar em conjunto com sua organização, uma vez que em certas circunstâncias pode ser necessária uma visão independente sobre determinadas informações financeiras, além de suas demonstrações contábeis. Portanto, podemos executar procedimentos pré-acordados junto à administração da empresa, de modo a atender a essas necessidades específicas e, além disso:

  • Coordenar e atuar na implantação da área de auditoria interna;
  • Avaliar a atuação da auditoria interna com objetivo de atender às expectativas da organização;
  • Realizar treinamentos ou desenvolvimento de auditores visando a atualização regulatória e operacional;
  • Realização de inventários de estoques e patrimonial;
  • Terceirizaçao completa da função de auditoria interna;
  • Prestar serviços de auditoria operacional e financeira mediante a aplicação de procedimentos em áreas específicas e previamente determinadas.

Realizamos trabalhos voltados à Contabilidade Pública baseada na Lei 4.320/64, tendo como foco principal:

  • Auditoria nas contabilidades orçamentária, financeira e patrimonial;
  • Análise de resultados demonstrados em Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial, bem como na Demonstração de Variações Patrimoniais;
  • Auditoria dos controles de arrecadação e fiscalização de tributos e taxas ou, se inexistentes, implantação, orientação, treinamento e acompanhamento dos referidos controles;
  • Auditoria de movimento de tesouraria, com implantação de fluxo de caixa para melhoria dos controles e das aplicações dos recursos financeiros.
  • Implantação do sistema de planejamento administrativo e financeiro com as normas de procedimentos quanto a formulação, aprovação, execução, avaliação dos resultados, bem como de acompanhamento, controle e avaliação da execução dos planos e programas, observando limites, metas e prazos para a elaboração de relatório de gestão fiscal e demais exigências de responsabilidade fiscal;
  • Auditoria interna e com finalidades específicas, incluindo, prestação de contas a órgãos reguladores ou para organismos de financiamentos internacionais.

Possuimos uma equipe de técnicos qualificados para executar consultoria, auditoria e assessoria na área fiscal e social, abrangendo Legislação Tributária, Trabalhista e Previdenciária.

  • Auditoria Tributária

A auditoria realizada na área tributária objetiva principalmente examinar e certificar a fidedignidade dos tributos incidentes sobre as receitas auferidas pela Empresa, bem como quanto ao correto tratamento fiscal sobre as operações realizadas. A partir da aplicação de procedimentos e auditoria votlados para a área fiscal é possível mapear os riscos de não conformidades e exposição ao Fisco de forma conservadora, porém,  benéfica ao Cliente.

  • Auditoria Trabalhista

A grande variedade de processos que atualmente são decorrentes da legislação trabalhista e previdenciária Brasileira, tem trazido muitas consequências as Empresas  e o não cumprimento de determinadas legislações ou obrigações assessórias, podem colocá-las a elevados riscos contingenciais e trabalhistas  que na maioria das vezes causam perdas financeiras. Com a atuação de uma equipe multidisciplinar que envolve auditores, contadores e assessores jurídicos, podemos auxiliar nossos clientes a administrar ou mitigar esses riscos a partir da aplicação de procedimentos de auditoria que irá detectar tais riscos ou inconsistências antes mesmo dos órgãos fiscalizadores, como a Receita Federal, o Ministério do Trabalho ou a Previdência Social,  cujos processos fiscalizatórios geralmente são realizados de forma imprevísível. Nesse sentido, podemos auxiliá-lo da seguinte forma:

  • Diagnóstico do ambiente de procedimentos trabalhistas, previdênciários e sociais;
  • Revisão das bases de cálculos de encargos sociais e previdenciários;
  • Exame da folha de pagamentos quanto ao cumprimento da legislação trabalhista;
  • Exame da documentação trabalhista de serviços de terceiros contratados;
  • Identificação de oportunidades de redução da carga tributária da folha de pagamentos;
  • Identificação de oportunidades de recuperação de créditos (por exemplo INSS);
  • Cálculos periciais em processos que envolvam reclamatórias trabalhistas;
  • Revisão dos aspectos relacionados aos programas de saúde e medicina do trabalho e normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho;
  • Assessoria para redução de passivos trabalhistas e contingenciais.

Não é mais novidade nos ambientes corporativos que a área de Tecnologia da Informação tem se mostrado como uma das principais ferramentas de apoio nos processos de gestão, controle e monitoramento de dados, sendo indispensável nos processos de qualificação e segurança das informações.

Com uma equipe de profissionais altamente qualificados e com larga experiência em auditoria  em ambientes informatizados, associados à utilização de metodologias e ferramentas apropriadas, podemos avaliar os sistemas em uso, identificar possíveis deficiências e/ou pontos que possam fortalecer a segurança e os controles internos ligados à área de Tecnologia da Informação. Destacamos a seguir os principais serviços que podemos oferecer:

  • Gerenciamento de riscos e identificação de oportunidades de melhoria na gestão e operação da área de tecnologia, sistemas e redes;
  • Revisão, atualização ou elaboração de PDTI – Plano Diretor de TI;
  • Elaboração e divulgação de diretrizes, normas e política de segurança das informações, com classificação das informações;
  • Redução de custos em TI, atendendo à expectativa de qualidade dos serviços;
  • Segurança das informações e boas práticas de gestão de riscos na governança de TI;
  • Auditoria Interna de TI (co-sourcing ou outsourcing).

Nossos trabalhos consistem, principalmente, no exame do Ambiente de Informática e dos Sistemas Informatizados dos nossos clientes, quanto à sua segurança operacional, ao seu nível de desempenho e aos controles existentes, bem como avaliação da adequada utilização pelos usuários e o nível de integração com outros sistemas.

Ao longo de mais de 25 anos realizando trabalhos de auditoria nas mais diversas áreas, incluindo uma experiência consolidada em Condomínios, mapeamos os principais problemas, fraudes e irregularidades detectadas nas prestações de contas realizadas por síndicos e administradoras. Desde a ausência sistemática de prestações de contas até a falsificação de documentos, essas práticas vêm se tornando cada vez mais comuns, principalmente devido à falta de comprometimento de conselheiros, a falta de interesse e o desconhecimento dos condôminos em relação aos seus direitos (e deveres) e a ausência de uma assessoria adequada e rotineira que garanta a fidedignidade das informações prestadas pelos síndicos e administradoras. Dentre os principais fatores que influenciam na ocorrência de irregularidades ou fraudes, destacamos:

  • Ausência de análise crítica e técnica por parte dos conselheiros;
  • Ausência ou falta de transparência nas prestações de contas que muitas vezes estão incompletas, manipuladas ou obscuras;
  • Ausência ou falta de acompanhamento dos orçamentos anuais de gastos que devem ser aprovados em Assembleia;
  • Inexistência de contas correntes próprias dos condomínios e utilização de contas pool;
  • Administração dos recursos financeiros centralizados na pessoa do síndico e/ou das administradoras;
  • Ausência ou manipulação de cotações de preços para compras ou contratação de prestadores de serviços;
  • Superfaturamento de compras e serviços, bem como a centralização em um único fornecedor;
  • Excesso de pagamentos via cheques ou saques realizados nas contas correntes;
  • Desvios de recursos acobertados por documentos falsos ou inidôneos (notas fiscais frias, recibos, pedidos sem valor fiscal, etc.);
  • Apropriação indébita dos recursos depositados em contas correntes e manipulação de extratos bancários;
  • Apropriação indébita de tributos e contribuições previdenciárias de funcionários e prestadores de serviços;
  • Impossibilidade de obtenção de certidões fiscais, principalmente junto à Receita Federal do Brasil;
  • Utilização dos fundos de reserva e de provisões trabalhistas sem prévia autorização dos Condôminos em Assembleia.

Ao identificar qualquer um desses fatores a ação mais  apropriada é a convocação de uma Assembléia para que seja aprovada uma análise minuciosa das prestações de contas do Condomínio, a fim de identificar a existência de irregularidades, e a contratação de uma Auditoria Independente é o meio mais rápido e eficaz para certificar a credibilidade e adequação das prestações de contas e balancetes das receitas e despesas condominiais. Além disso, o relatório da auditoria poderá ser o meio de prova cabível caso haja necessidade de questionamento aos responsáveis pela Administração do Condomínio,.

Vantagens de uma auditoria em condomínios

A atuação de uma empresa de Auditoria Independente nas contas de um condomínio pode ser de extrema importância e, na maioria dos casos, tal possibilidade é desconhecida da maioria dos condôminos. As principais vantagens trazidas como resultados dos trabalhos de Auditoria Independente são as seguintes:

  • Maior transparência nas contas apresentadas pelo Síndico e/ou Administradora;
  • Assessoria na melhoria de procedimentos de Controles Internos, com o objetivo de dar maior segurança às operações financeiras e ao controle dos ativos e recursos financeiros;
  • Exames e avaliação dos Demonstrativos Financeiros apresentados aos condôminos pela administração e da fidedignidade dessas informações;
  • Prevenção e/ou detecção de fraudes e irregularidades.

A gestão dos recursos de um condomínio deve ser realizada de maneira segura, transparente e principalmente por pessoal competente, e sob essa ótica, nosso objetivo é o de assegurar o cumprimento destes e de outros fatores, levando ao maior interessado (condômino/associado) um diagnóstico preciso sobre a situação financeira e contábil do Condomínio e o grau de transparência de seus controles internos.

A Bazzaneze Auditores Independentes S/S possui uma experiência consolidada mercado de auditoria, atendendo Condomínios dos mais variados portes e podemos auxiliá-los quando houver dúvidas em relação às prestações de contas e atuação da Administração do seu Condomínio.  Podemos auxiliá-lo nesse trabalho, oferecendo o melhor custo benefício e a garantia de um trabalho independente e imparcial, proporcionando a segurança necessária na análise das suas contas.

Integridade inflexível, respeito mútuo, paixão pela excelência e espírito de equipe